Dia Mundial dos Valores – Aprender com a Biblioteca Escolar

foto-1 foto5

Hoje, dia 20 de outubro, celebra-se o dia Mundial dos Valores. Atendendo às propostas lançadas na página do evento – http://www.worldvaluesday.com/ – os alunos do curso vocacional de Cerâmica trabalharam nas aulas de Inglês o tema através da leitura de textos, visionamento de pequenos documentários e discussão sobre o que são valores, porque são os valores importantes, como os valores podem mudar o mundo, como descobrir os valores mais importantes para cada um de nós…

Partindo da leitura de uma lista extensa de palavras e posterior seleção dos 5 valores mais significativos para cada aluno, criaram-se nuvens de palavras usando a ferramenta web – https://tagul.com/ 

 

Posteriormente produziram-se cartazes usando outra ferramenta web – https://www.canva.com/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os trabalhos foram distribuídos por diferentes locais da escola e irão fazer parte de uma galeria virtual de fotos da atividade usando a ferramenta web – https://padlet.com/.

Esta atividade foi partilhada com a página oficial do evento, com sede no Reino unido, que dirigiu elogios aos alunos e está a publicar na sua página oficial e nas suas redes sociais, a colaboração da nossa escola:

https://www.facebook.com/ValuesDay/

https://www.instagram.com/valuesday/

https://twitter.com/valuesday

Integração deste trabalho na aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar nas suas diferentes áreas:  A. Literacia da leitura B. Literacia dos média C. Literacia da informação.

Na primeira área, procura associar‑se o trabalho das bibliotecas escolares ao desenvolvimento do gosto e das competências de leitura, escrita e comunicação, como condição estruturante da formação pessoal e capacidade de progressão nas aprendizagens. Na segunda área, consideram‑se os contributos da biblioteca escolar para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média. Na terceira área, associa‑se o trabalho da biblioteca ao uso crítico e informado de recursos e ferramentas e a aquisição integrada de conhecimentos associados à literacia da informação.

A literacia digital é abordada neste referencial numa perspetiva transversal, disseminada pelas três áreas, refletindo a presença das tecnologias, ferramentas e ambientes digitais em todos os contextos e domínios, formais e informais, de aprendizagem. As aprendizagens a que o referencial reporta estão estruturadas, considerando conhecimentos, capacidades e atitudes/ valores. O trabalho da biblioteca visa essencialmente o desenvolvimento da leitura e das literacias, mas também promove atitudes e valores sem os quais tais aprendizagens dificilmente se realizam.”

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s